quarta-feira, março 02, 2011

Gorilas órfãos se recuperam em refúgio no Congo




Gorilas órfãos foram confiscados de caçadores que haviam matado os pais-gorilas para comercializarem carne ilegalmente. Os animais, que estavam em cativeiro, agora recebem tratamento em uma espécie de floresta monitorada no Congo.
O Centro de Reabilitação de Gorilas e Educação Conservacionista (Grace, na sigla em inglês) hospeda gorilas desde abril de 2010. A fiscalização da caça predatória para comercialização da carne trouxe os primeiros quatro gorilas para o abrigo através de um helicóptero da Monuc, força de paz da ONU.
Os animais, que passaram por um período de quarentena na cidade congolesa de Goma antes de chegarem ao Grace, são todos da subespécie Grauer e chegam a pesar até 230 kg. Essa é a maior subespécie de gorilas conhecidos do mundo e estão fixadas especialmente no leste da República Democrática do Congo.
Por ser pouco conhecida, existem apenas dois animais em zoológicos no mundo, ambos na Bélgica, a espécie é pouco valorizada pelas autoridades locais, e, talvez por isso, o número de espécies venha diminuindo gradativamente. Em 1995, a estimativa era de apenas 16 mil gorilas, número que deve ter caído nos últimos anos devido ao aumento da caça ilegal.
A fundação Dian Fossey Gorilla Fund International, que criou o projeto Grace, alega ser o único centro que trata dessa espécie para liberá-la de volta a vida selvagem.
Kyasa
Dos últimos cinco gorilas que se instalaram no Centro veterinário, Kyasa é o mais notável. Com apenas sete meses, o animal, que quando veio apresentava sinais de estresse e desidratação além da ferida no quadril, já pode ser visto pendurando-se em árvores e agitando as mãos contra o peito, como fazem os adultos.
Ele, que está próximo de voltar à vida selvagem, já conquistou vários fãs no instituto e as brincadeiras deverão continuar no habitat natural do gorila.
O Centro
O Grace tem 140 hectares de área no meio da selva congolesa, na reserva natural de Tayna, e possui uma estrutura suficiente para receber um gorila em reabilitação.
O centro possui uma parte veterinária, com atendimento clínico e cirurgias, dois espaços onde os animais podem dormir a noite e um pátio interno, onde é possível o convívio com outros animais.
Um observatório também foi instaurado no local, onde os animais podem ser vistos a distância sem serem incomodados.
Comentário da Lauriinhaah : Poxa gente, pra que matar esses animais? E ainda aqueles que tem filhotes ? Como eles iriam se virar na natureza se não fosse essa reserva ? Nem todos tem a sorte de ir para um lugar assim. ATM DISNEY CONTRA A MORTE DE ANIMAIS !


Cadastre-se e comprometa-se em http://amigostransformandoomundo.disney.com.br 
 BeiJonas da Lauriinhaah 
 Ass: Equipe ATM Disney ®

Nenhum comentário:

Vamos Agir Agora Mesmo! Comprometa-se com o Planeta!

myfreecopyright.com registered & protected